segunda-feira, 19 de outubro de 2009

mate suas curiosidades


CURIOSIDADES
Qual era a Capital do Brasil?

A primeira capital do Brasil foi Salvador. Em 1763, a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, pois o ouro e os diamantes passaram a ser escoados pelo porto do Rio de Janeiro, aumentando a sua importância econômica e política. Em 1961, o Rio de Janeiro perdeu o título de Capital Federal para a Cidade de Brasília.

A Rússia é territorialmente o maior país do mundo, com uma área total de 17.045.400 km2, o dobro da área do Canadá (segundo maior país).


Temperaturas mais baixas que a Terra

Em Vostok, na Antártida, foram registadas as temperaturas mais baixas da Terra, chegando a 88 ºC abaixo de zero.

O Pantanal brasileiro, um dos locais com maior diversidade de seres vivos, é a maior superfície alagada do mundo. Todos os anos são pescadas milhares de toneladas de peixes nos rios do Pantanal.

A palavra "mapa" surgiu na Idade Média e tem provavelmente origem cartaginesa, significando "toalha de mesa". Os navegadores e os negociantes, ao discutir sobre rotas, caminhos e localidades em locais públicos, rabiscavam diretamente nas toalhas (mappas), surgindo então o documento gráfico que era bastante útil a todos.
Atualmente, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) define "mapa" como: uma representação gráfica, em geral uma superfície plana e em uma escaladeterminada, com representação de acidentes físicos e culturais da superfície da Terra, ou deum planeta ou satélite.

Os maiores rios do mundo



Com apenas 4,07 km, a menor fronteira do Mundo é a que separa o Vaticano de Roma.

Os Himalaias são a maior e mais alta cadeia montanhosa do planeta, formando uma barreira intransponível entre a Índia e a Ásia continental, ao longo de 2.500 km.

Inclui a montanha mais alta do mundo, o Everest, com 8.848 metros de altura. Grande parte dos seus picos encontram-se acima dos 7.000 m.
O deserto do Saara é o maior do mundo, possuindo mais de 9.260.000 km2 de superfície.